segunda-feira, 8 de março de 2010

"Frustração Azul"


Estava eu em casa ontem a noite, momentos antes de ter inicio a cerimonia do " oscar 2010 ". Levantei e disse para minha mãe : " Vou dormir, todo mundo já sabe o final da premiação, Avatar vai levar tudo, , amanhã cedo eu entro na internet apenas para ver a reação de James Cameron e sua turma em relação a vitória absoluta.
Esse jovem aqui não fazia ideia do que estava falando, para minha surpresa hoje de manhã, vi estampada em todos os sites a seguinte manchete : " Guerra ao terror desbanca o mega favorito Avatar ! ".
Percebi eu, que sou muito mais leigo no assunto do que eu mesmo pensava, pois para mim um filme que bateu todos os recordes de bilheterias, cujo o orçamento de produção beirou os R$ 237 milhões de dolares e que principalmente alcançou a maior bilheteria da história, e com efeitos especiais que deixaram todos boquiabertos em sua versão 3D, não perderia de jeito nenhum o titulo de " Papa Tudo " da premiação de 2010.
Pois sim, isso realmente ocorreu !
Guerra ao terror foi aparecendo aos poucos, ganhando um premio aqui, outro lá, tudo com muito mais humildade, o longa da diretora Kathryn Bigelow que diga-se de passagem é a ex mulher do diretor de " Avatar ", apareceu com uma produção meio que independente, baixo orçamento, mais teve o fator importante a seu favor, a história que prende o espectador do ínicio ao fim.
Um grupo de soldados americanos, em guerra no Iraque e o sonho de voltar para casa em segurança, podendo assim fugir daquele inferno e obter de novo o carinho de suas familias.
Indicado em 9 categorias, Guerra ao terror foi vencedor em melhor filme, melhor edição, melhor roteiro original, melhor som, melhor edição de som, incluindo ainda o celebradissímo titulo de melhor diretor, premio que consagrou pela primeira vez uma mulher como melhor diretora.

Já o "grandioso" Avatar, obteve as mesmas 9 indicações e levou apenas 3 premios para casa, cujos são, melhor direção de arte, melhor fotografia e melhores efeitos visuais ( mais do que merecido, por sinal ! ).
Quem entende muito de cinema, nem deve estar tão surpreso com a " zebra " de ontem a noite, mas imagino que pessoas que como eu são apenas amantes dessa nobre arte ainda devem estar espantados com tal revés do filme de James Cameron!
Parabens a Kathryn Bigelow, e a todos os que participaram dessa enorme festa do cinema mundial, e como é bom saber que nem sempre o favorito vence, como é bom saber que o talento e uma ótima ideía podem juntos superar uma mega produção e suas cifras e recordes exorbitantes !
Estariam os fãs de Avatar " Azuis " de inveja nesse momento ?
Muito obrigado !


15 comentários:

  1. O 'Oscar" sempre surpreende, e nunca vai pro esperado...

    ResponderExcluir
  2. Olha, confesso que também fiquei surpresa por Avatar não ter sido o grande campeão em prêmios no Oscar deste ano. Não posso falar muito pois não assisti Guerra do Terror. Mas acredito que se levou tantos prêmios assim, deve ter sido bem merecido.

    ResponderExcluir
  3. obrigado pelo comentário no meu blog.

    qto ao post. eu não me surpreendi. Guerra ao Terror é o típico filme que a Academia gosta de premiar. tema que envolve o nacionalismo americano nunca pode ser considerado uma zebra.

    ResponderExcluir
  4. Manooo,claro que foi uma surpresa...
    mais não pode deixar de exaltar as qualidades do filme "Guerra ao Terror"...
    Ganho tudo ,mais o prêmio que eu mais considerei e mais fikei surpreso,foi o de melhor ator(a) Para a autora Kathryn Bigelow;
    Pois o Filme "Avatar" Demorou cerca de 8 anos e meio pra ser criadoo!o autor merecia um Bônus neh;P

    Mais Parabéns a Kathryn Bigelow!!;D(59 anos com baita corpão)*----------* ASUHUASHUASUH

    ResponderExcluir
  5. Eu fiquei surpresa.Assisti Avatar 2 vezes (normal e 3D) e ele é realmente de tirar o fôlego. Acho que a maioria das pessoas estavam torcendo pro Avatar, teve até um momento da premiação de melhor filme estrangeiro que o ganhador falou "Ainda bem que "Navi" não esta concorrendo" (algo assim). Quando Guerra ao Terror ganhou o prêmio de melhor direção eu,e um monte de gente pensou "Ah, o de melhor filme é Avatar, concerteza!" e aí deu no que deu! Eu não assisti esse Guerra ao Terror, mas deve ser realmente muito bom, e a academia gosta de premiar filmes como este né. E parabéns pra Kathryn que foi a 1° mulher a ganhar o Oscar de melhor direção :)

    ResponderExcluir
  6. rapaz
    eu acompanhei ontem e vi a frustração.
    concordei com a derrota pois o trabalho feito manualmente sempre será mais valorizado!

    abraços

    www.futebobeiras.com.br

    ResponderExcluir
  7. era para 'preciosa' ter ganhado a estatueta de melhor filme. é um filme que me marcou, meu preferido. amei o layout, comofas?

    ResponderExcluir
  8. Guerra ao Terror Mereceu Levar os Oscars que levou .
    Avatar na minha modesta opinião é uma bosta.

    http://cafeholandes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Não vejop como frustração, e duvido que eles vejam assim. O filme vale pelo filme, não é futebol. Os dois são vencedores, apesar de o Avatar tem algo de vantagem: inovou, Che Guevarizou a sétima arte.

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  10. Não assisti ao Oscar,
    mas pela repercussão mundial que a estreia e o sucesso de Avatar causou, creio que deva ter sido uma grande frustração.

    ;
    mas todos estão de parabéns
    é essa competição que torna o cinema mundial tão boom *--*

    ResponderExcluir
  11. Foi uma surpresa tremenda Guerra ao Terror, um filme alternativo, ganhar a estatueta em vez do épico e comercial Avatar!
    Porém isso mostra que a Academia está mudando seus conceitos e inovando cada vez mais.
    Porque afinal favoritismo não é garantia de título!

    ResponderExcluir
  12. ASUDHSUAIDHSIUADHIUSAHDUSASAHDIUSAHDUASHD
    Eu nem gostei de Avatar, sinceramente, mais fazer o que!
    ASIUDHASUDHUS

    ResponderExcluir
  13. Tiago,
    realmente foi uma surpresa e tanto. Por essa Cameron não esperava. Os críticos estavam apostando em Guerra ao terror. Eu vi os dois. Fiquei apaixonada por Avatar. Achei um oásis no meio de tantos tiros e explosões de granadas. Mas,...sempre um mas, quem escolhe entende da sétima arte, melhor do que eu.
    Parabéns a todos!
    E a vc, pelo tópico...Adorei!
    Beijos azuis...♥

    ResponderExcluir
  14. Avatar chupou.
    SOU MAIS PRECIOUS *-*

    ResponderExcluir